Glossário da administração da produção
Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Através desta metodologia faz-se o balanço das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio ambiente; e do grau de adequação entre elas. Quando os pontos fortes de uma organização estão de acordo com os fatores críticos de sucesso para aproveitar as oportunidades de mercado a empresa será, por certo, competitiva no longo prazo.
Balanced Scorecard (Marcador Balanceado)
Sistema de controle do desempenho organizacional, baseado na avaliação do desempenho estratégico através de indicadores relacionados a (1) aspectos financeiros, (2) clientes e mercado, (3) execução dos processos, (4) desenvolvimento de pessoas e competências. Os indicadores escolhidos devem compor uma imagem da estratégia da organização, contemplando as ações a serem tomadas nos vários setores, os resultados esperados. O sistema funciona com a participação de todos os funcionários, que passam a ter informações precisas sobre o desempenho de suas atividades e sua contribuição para concretizar os objetivos globais.
Brainstorming
É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, conforme as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: (1) nunca critique uma sugestão; (2) encoraje as idéias bizarras; (3) prefira a quantidade à qualidade; e (4) encoraje variações sobre ideias já apresentadas. Além de