Mauá, O Imperador e o Rei
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
PROFESSOR: Celeida
ACADEMICA: Ellen Milka P. Q. S. Borges - RA: 147754
DATA: 14 de março de 2014
O OLHAR DE OBSERVAÇÃO SOBRE A ESCOLA E SUAS RELAÇÕES: QUAL O SENTIDO DO ESTAGIO PARA O ESTAGIARIO?
O olhar de observação pedagógico deve ser demorado e lento. É necessário que o estagiário consiga ir além das estruturas físicas de uma escola e consiga analisar também seus documentos e todas as pessoas envolvidas como, professores, alunos, gestores, funcionários, entre outros. Para que isto seja possível o contato pessoal é indispensável, pois o estagiário precisa vivenciar a realidade para que mais tarde possa intervir nela.
O período de observação consiste, através do cotidiano, entender como funciona o interior da instituição, seus projetos, objetivos, documentos curriculares, sua estrutura, o seu funcionamento e a maneira como ocorre à relação estabelecida entre as pessoas envolvidas nesta escola.
O estágio possibilita a aproximação com a realidade futura, pois a aprendizagem da profissão de docente acontece em três dimensões: a aproximação do estagiário com os profissionais da educação e com a prática do magistério, o resgate das experiências de memória docente do próprio estagiário e pela literatura pedagógica a respeito da formação de educador.
A escola é o espaço onde tudo acontece, porém, é necessário o estagiário considerar também que cada pessoa envolvida com esta, tais como, os alunos, educadores e demais funcionários possuem culturas e classes sociais diferentes, sendo assim, analisar todo o contexto é de suma importância para que a investigação e a formação do conceito do estagiário tenha êxito, e o favoreça futuramente quando for o seu momento de exercer a profissão de docente com eficiência, prudência e responsabilidade.