Mauá - O Imperador e o Rei
Filme: Mauá – O Imperador e o Rei
(Obstáculos enfrentados por Mauá na luta pela modernização do Brasil prejudicado por estrangeiros e membros da Oligarquia Brasileira)
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho será relacionar resumidamente fatos históricos (políticos e/ou econômicos) no contexto do Filme Mauá – O Imperador e o Rei, ocorridos no período do
Império Brasileiro (1822 - 1889) e que consequentemente levaram o Barão de Mauá a enfrentar vários obstáculos no processo de modernização do Brasil. Vale ressaltar que nossa intenção não é a de sermos absolutos nem detalhistas em nossos apontamentos, pois nesse quesito, apenas a própria história é a senhora por meio dos seus fatos. O que realizamos então é apenas nos utilizarmos de um quadro comparativo por meio de pesquisas para enquadrar o assunto proposto no seu devido período histórico, nos levando assim a um processo sistemático no entendimento do objeto em estudo.
1. Relação entre o Brasil Colônia e Brasil Império
A história de Mauá se sucedeu na época do Brasil Imperial. Não há como conhecer e apreender a realidade dessa época sem conhecer seu antecessor, o Brasil Colônia. Não iremos entrar em pormenores, apenas tentar relacionar alguns pontos político-econômicos que permeavam os dois momentos da história do Brasil para alcançarmos nosso objetivo.
A política administrativa do Brasil Colônia, implantado sob o sistema das Capitanias
Hereditárias de origem e “natureza feudal” não funcionou devido à necessidade de intenso capital e das ingentes dificuldades de desbravar, conhecer e dominar o imenso território brasileiro. Em 1549, Portugal decide instituir um governo geral no Brasil, resgatando as capitanias doadas e implantando um sistema de sesmarias distribuindo as terras às pessoas mais abastadas que podiam melhor explorá-las no intuito de torná-las produtivas também em benefício da Coroa.
A economia agrária no Brasil colonial foi de intensa exploração rural. A