fisica
TÉC
CA
NI
RO
SETOR DE ACIONAMENTOS
LED( Diodo emissor de luz)
Dispositivo optoeletrônico que é formado por uma junção PN que ao ser diretamente polarizada, faz com que os elétrons cruzem a barreira de potencial e se recombinem com as lacunas, ao se recombinar há a emissão de energia na forma de luz visível. Dispositivo para a sinalização com a vantagem de confiabilidade, reduzido tamanho e manutenção, os LED'S representam grande economia e energia em relação às lâmpadas convencionais.
Símbolo:
Obs: Há variações quanto à sua simbologia:
Ondas de rádio Infra vermelho Calor
Luz visível Baixa
Ultra violeta Radiações
Alta
Freqüência
A identificação dos terminais do led é feita através do: chanfro que é o catodo-K terminal comprido que é o anodo-A
OS PARÂMETROS DOS LED'S
Assim como os diodos comuns os LED'S apresentam parâmetros de funcionamento que devem ser rigorosamente respeitados, sob pena do não funcionamento ou até da inutilização do componente, se forem ultrapassados. Os principais limites dos LED'S são os seguinte:
!"
TENSÃO MÁXIMA INVERSA
!"
TENSÃO DIRETA
!"
CORRENTE MÁXIMA DIRETA
TENSÃO MÁXIMA INVERSA # é a tensão que o LED suporta, quando inversamente polarizado. O importante a saber quanto a esse parâmetro é que , se tal tensão máxima for ultrapassada, com toda a certeza o LED queimará , ficando completamente inutilizado. Ao contrário dos diodos comuns, que podem ser construídos para resistir a tensões inversas muito altas
Por Elisabete
09/06/02
1
texto_LED.doc
E LE T
TÉC
CA
NI
RO
SETOR DE ACIONAMENTOS
(100 V, 500 V, 1000 V ou mais ) a grande maioria dos LED'S não suporta tensão inversa alta, estando os limites normais entre 4 e 6 Volts.
TENSÃO DIRETA #é a tensão que deve ser aplicada ao LED, em polarização direta ( positivo no terminal A e negativo no terminal K ). Esse parâmetro (que também é chamado de queda de tensão através do LED) é,