Maus hábitos
Questões 1) “ A fenomenologia é um método de investigação específico do campo das ciência humanas” você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta. R: Sim, pois a fenomenologia volta-se para o sentido que o homem da a algo de que forma e como aquela experiência foi vivenciada por ele. O sentido das coisas é algo subjetivo. Husserl diz que é preciso entender o sentido que o homem atribuiu a algo vivido. Por ser subjetiva, a fenomenologia vai trabalhar com o diferencial de cada ser. 2) O que é o método fenomenológico (redução eidética) e qual a sua importância para a psicologia?
R: A redução eidética é a primeira parte do método fenomenológico e significa busca dos sentidos. Nesse primeiro momento nos deparamos com a suspensão dos apriores (abrir mão dos conceitos prévios e a interpretação dos sentidos) entender como a experiência é vivida. A redução eidética é um método fenomenológico simples e necessário para a psicologia. A psicologia ajudará na "volta as coisas mesmas".
3) Aponte dois dos paradoxos da existência em Kierkegaard e discuta-os. R: 1° paradoxo: finito/infinito Ora o homem é infinito (criando, variedade de escolhas, pensando) Ora o homem é finito (quando ele opta por uma escolha).O ser humano vive constantemente nesse paradoxo. 2°paradoxo: necessário/possível necessário, pois já é estabelecido e preciso, ex: nascer em família x ; possível: as mudanças que podem ocorrer em relação ao necessário , ex: nascer na família x. 4) Discuta em que sentido a “hermética” e a “culpa existencial” são formas de não reconhecer a nossa liberdade. R: A culpa nos mostra como estamos presos ao passado e consiste em desejarmos modificá-lo. Hermética é uma fuga da angústia e consiste em nos fecharmos a todos os pensamentos, situações e a qualquer tentativa de tentar resolver.
5) O que Heidegger quer dizer ao afirmar que o homem é um “ser-para-a-morte”? R: O homem é