Relatório ensaio de granulometria
1- Relatório Ensaio de Granulometria:
1.1- Introdução:
Esse relatório por ser o primeiro da matéria de mecânica dos solos tem finalidade em trazer um primeiro contato com os matérias e equipamento usados nos ensaio de granulometria.
1.2- Objetivo:
O ensaio de análise granulométrica do solo está normalizado pela ABNT/NBR 7181/82. A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, serão obtidos pelo processo de peneiramento de uma amostra de solo, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza o processo de sedimentação. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa quanto na fração fina se torna necessário à análise granulométrica conjunta.
1.3- Materiais utilizados: * Balança * Béquer de 500 ml. * Peneiras; N 200, 100, 50, 40, 30 e 16. * Densímetro * Dispersor de solos * Agitador de peneira * Termômetro * Tigelas * Pilão de mão * Estufa * Cápsulas * * 1.4- Reagentes: * Água * Agregado areia * Defloculante
Capitulo II:
2- Procedimentos Experimentais:
2.1- Métodos:
A separação dos sólidos, de um solo, em diversas frações é o objetivo do peneiramento. Este processo é adotado para partículas (sólidos) com diâmetros maiores que 0,075mm (#200). Para tal, utiliza-se uma série de peneiras de abertura de malhas conhecidas, determinando-se a percentagem em peso retida ou passante em cada peneira. Este processo divide-se em peneiramento grosso, partículas maiores que 2 mm (#10) e peneiramento fino, partículas menores que 2 mm.
Para o peneiramento de um material granular, a amostra é, inicialmente, secada em estufa e seu peso determinado. Esta amostra será colocada na peneira de maior abertura da série previamente escolhida e levada a um vibrador de peneiras onde permanecerá pelo tempo necessário à