Relatório Ensaio de Granulometria
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
IGHOR BEZERRA MARROQUIM
JOSÉ ADOLFO VALDEVINO DE ALMEIDA SILVA
LUCCAS ALMEIDA BRAGA
LEONARDO FREITAS
MECÂNICA DOS SOLOS
Maceió
2015
IGHOR BEZERRA MARROQUIM
JOSÉ ADOLFO VALDEVINO DE ALMEIDA SILVA
LUCCAS ALMEIDA BRAGA
LEONARDO FREITAS
MECÂNICA DOS SOLOS
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), do Centro Universitário CESMAC, do Curso de Engenharia Civil, desenvolvido sob a orientação do Professor Emerson Acácio.
Maceió 2015
Introdução
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação. Os solos grossos (areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação
O ensaio de granulométrica é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos. Com base na norma da ABNT (NBR 7181).
Desenvolvimento
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras