Relatório de Mecânica dos Solos - Ensaio de granulometria conjunta
Engenharia Civil
NATHAN ARAÚJO DE SOUZA
ENSAIO DE GRANULOMETRIA
CONJUNTA
Barreiras – BA
2013
Universidade Federal da Bahia – Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável
Engenharia Civil
NATHAN ARAÚJO DE SOUZA
ENSAIO DE GRANULOMETRIA
CONJUNTA
Trabalho apresentado a Universidade Federal da Bahia – Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável como requisito à obtenção de nota referente a Mecânica dos Solos (IAD 127), sob orientação da Professora Simone Cristina de Jesus.
Barreiras – BA
2013
1. Introdução
A granulometria do solo consiste na distribuição de suas partículas, seja de natureza inorgânica ou mineral, de acordo com suas classes de tamanho, também chamadas de frações granulométricas.
Com a realização do ensaio de granulometria pode-se determinar a porcentagem em peso que cada faixa de tamanho de partículas especificada representa na massa total que foi ensaiada.
O reconhecimento dos tamanhos dos grãos de um solo pode ser feito através de uma análise granulométrica, que consiste em geral, de um peneiramento ou uma combinação de sedimentação e peneiramento. A quantidade (peso) do material que passa em cada peneira, referido ao peso seco da amostra, é considerado como a porcentagem que passa, e estes valores são representados graficamente em função da abertura da peneira, em um gráfico de escala logarítmica, representando a classificação das frações granulométricas.
2. Objetivo
O objetivo desse experimento é obter a curva granulométrica de um solo através do ensaio de granulometria, realizado com peneiramento e sedimentação, sendo os procedimentos descritos pela NBR 7181/1984 – Solo: analise granulométrica.
3. Materiais
Balanças que permitam pesar nominalmente 200g, 1,5kg, 5kg e 10kg com