Maus hábitos
O filme fala sobre distúrbios alimentares, os personagens apresentam diferentes relações com o alimento, tratando o alimento como parte de um ritual religioso, com repulsa, na forma de enfrentamento aos padrões impostos pela sociedade, ou como fonte de prazer. As duas histórias são distintas porém com o mesmo fim, o foco da anorexia, disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
Matilde uma freira que acredita no poder da fé e dos rituais de jejum praticados pela igreja católica, mas também sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo.
A personagem Elena sofre de anorexia, indivíduos com esse diagnóstico têm tendência a buscar aprovação externa extrema, hipersensibilidade à crítica e conflitos referentes às questões de autonomia e independência, o que é fácil de ser observado nela, já que busca extrema aceitação por sua aparência não só dela, mas também de sua filha.
Anorexia se enquadra em um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. No inicio do filme a mãe da criança já dá sinais de anorexia, sempre que ia tomar banho ela se pesava, a preocupação com a sua imagem era diária e na balança a cada pesagem seu peso diminuía, chegando a 40 kg. A causa da anorexia não são conhecidas ainda, as hipóteses vão de distúrbios psiquiátricos causados por alterações neuroquímicas cerebrais, predisposição genética e até o conceito atual de moda que determina a magreza como símbolo de beleza e elegância.
No filme, a garotinha vai ao médico e ele diz que suas veias estão ‘gordas’, o que pode dificultar a passagem do sangue. A mãe fica preocupada, querendo assim que a filha emagreça em dois meses. O pai era rígido com a alimentação e pedia para que a garota comesse toda a