Maus habitos
A obesidade é resultante do aumento da massa de tecido adiposo corporal, provocado por um conjunto de fatores, tendo como principal fator o desequilíbrio entre o consumo alimentar excessivo e o gasto energético diminuído. É uma doença com prevalência crescente mundial, sendo um problema grave de saúde, atingindo crianças, adolescentes e adultos de todas as classes sociais.
Adolescentes obesos brasileiros nos últimos anos vêm aumentando, principalmente em grandes zonas urbanas, não levando em conta a classe social pertencente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) quinze milhões de crianças e jovens no Brasil estão acima do peso. Com certeza isso se deve a mudanças comportamentais ocorridas nos últimos tempos. A adolescência é uma etapa de muitas mudanças, como preferência por fast-foods, sedentarismo, alterações pubertárias, uso de suplementos nutricionais, auto-estima baixo, entre outras. Assim a obesidade nesta etapa é muita mais problemática, trazendo não somente problemas de saúde biológicos, mas também psicossociais.
“Imagem corporal é a figuração do próprio corpo, sendo formada e estruturada na mente do indivíduo, desenvolvendo-se desde o nascimento através de experiências vivenciadas.” ( Saikali CJ, Soubhia CS, Scalfaro BM, Cords TA) Uma importante característica em adolescentes obesos é o desprezo da própria imagem física, sentindo uma grande insegurança em relação às outras pessoas, onde frequentemente sofrem discriminações que interferem em sua vida social e afetiva. Dessa maneira, abordaremos porque os adolescentes obesos tem muitos problemas em relação à valorização de seu próprio corpo e à aceitação de sua auto-imagem.
2. DESENVOLVIMENTO
Com o passar dos anos, a constante preocupação com o peso, visando um ideal de beleza imposto pelo corpo magro, leva muitos adolescentes a se sentirem marginalizados pela sociedade, assim muitos que se deparam com a obesidade afetam negativamente sua auto-estima e auto-imagem