Embalagem
A embalagem tem representação significativa para que a utilidade e eficiência de manuseio, a proteção contra avarias e comunicação seja utilizadada podendo melhorar a produção e o desenvolvimento de valores na cadeia logística atual, desde o momento que o pedido é feito pelo cliente até a sua entrega no destino final.
A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. O desenvolvimento da embalagem, acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar água e alimentos em algum recipiente, visando à sobrevivência própria, até o inicio das atividades comerciais, e disseminação do uso das embalagens.
Atualmente estão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratégicas.
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Tendo em vista este conceito , o gestor de logística pode aplicar a sua utilização da melhor forma possível buscando equilíbrio e eficácia nas áreas em que são diretamente ligadas, agregando valor e obtendo vantagem competitiva para organização , levando em consideração o tipo de transporte, o tipo do produto , que por sua vez, definirá o tipo de embalagem a ser utilizada.
A embalagem de um produto tem muito mais funções que apenas acomodar o produto.
É evidente que a embalagem é um dos itens que podem ajudar a fechar uma venda: quando você está escolhendo um produto no mercado, a embalagem ajuda neste processo. Se ela é colorida e bem desenhada chama sua atenção pelo visual. Se as informações são claras, ela ajuda na tomada de decisão. Pegamos o produto nas