Mau uso de tecnologia na empresas
De acordo com os dados apresentados no texto os colaboradores de uma empresa chegam a gastar cerca de um terço do seu tempo de trabalho utilizando indevidamente a tecnologia, sendo em acessos a sites não recomendados, redes sociais, compartilhamento de arquivos, musicas, ou até mesmo tentando invadir dados sigilosos da empresa.
Neste caso o mais correto a fazer seria solicitar à equipe que administra a rede da empresa em questão para que faça um levantamento dos acessos de cada colaborador, preferencialmente mantendo o anonimato do mesmo, uma vez que a questão do planejamento seja avaliar o prejuízo da empresa e não punir os responsáveis. Com esses dados em mãos devemos filtrar o que é acesso útil e o que é mau uso e então montar uma tabela com os tipos de acesso e o tempo gasto em cada respectivo acesso, assim podendo contabilizar as horas gastas por cada colaborador da empresa e fazer uma média por meio de cálculos estatísticos chegando assim á uma quantidade media de horas gastas. Caso seja necessária uma contagem mais precisa do prejuízo podemos então juntamente ao RH da empresa fazer uma média salarial dos colaboradores em questão e assim então chegar á uma media de prejuízo tendo em vista que basta dividir a media salarial pelo tanto de horas trabalhadas, normalmente são 220 horas e então multiplicar pelas horas perdidas com o mau uso da tecnologia, chegando assim á um desperdício em reais (R$) por colaborador.
Após realizar este estudo podemos dispor os dados por meio de uma tabela ou gráfico, utilizando tabela podemos ter um acompanhamento mais detalhado dos dados e do resultado da pesquisa, porém utilizando gráficos teria uma fácil visualização e entendimento final.
Algumas soluções que podem ser tomadas para que não ocorra o mau uso da tecnologia pelos colaboradores é o bloqueio dos sites indesejados através de regras de firewall, no caso dos e-mails a empresa pode bloquear