5 Reflexoes Sobre Seguran A Da Informa O NOV 2014
Quando falamos em segurança da informação não falamos somente do óbvio – proteger sua empresa de invasões – mas também em não prejudicar o andamento do seu negócio. Ou seja, boa segurança é invisível para quem usa direito.
E mesmo quando focamos apenas no aspecto “trancar a porta”, muitos fatores entram em conta, e aquela tranca que achávamos segura hoje está defasada em um cenário onde temos:
Mais dispositivos acessando a rede – notebooks, PCs, tablets, smartphones (e a lista aumenta!)
Mais usuários – redes compartilhadas com clientes / visitantes, mais usuários conectados.
Mais vulnerabilidades – redes mais fáceis de invadir, invasores mais preparados.
O momento é de repensar sua segurança, e pensar nela como se fosse a segurança física da sua empresa: passamos de cadeados na porta para interfones, câmeras IP, controle de crachás, etc.
Considerando isso, o que você tem que ter em conta para fazer essa reflexão? Listamos 5 itens principais só para começar a conversa:
Sua empresa é um alvo, não importa o tamanho
O tamanho da sua empresa não é medida da importância da informação que ela carrega: um escritório de patentes ou uma consultoria financeira com 10 funcionários trabalha com informações altamente confidenciais e extremamente atraentes para invasores. Não existe empresa pequena, média ou grande, e sim o prejuízo para sua operação em caso de uma invasão ou mau uso interno.
Aliás, por falar em mau uso interno…
Segurança é da porta para fora e da porta para dentro
Quando falamos de invasão, de ataque à nossa rede e arquivos, pensamos em alguém fora da empresa, longe, buscando uma brecha na nossa segurança. Fato é que o uso indevido da sua rede por parte da sua equipe é um risco tão grande quanto, e você pode estar bem mais exposto a esse que ao invasor externo.
Lembre que dentro da sua empresa você pode compartilhar tudo, mas existem arquivos, pastas, aplicativos que você só quer que