Matérias Cerâmicos
Neste trabalho apresentaremos os Materiais Cerâmicos com suas principais propriedades, aplicações, classificação e métodos de obtenção.
Cerâmicos são materiais inorgânicos e não-metálicos que consistem em compostos que são formados entre elementos metálicos e não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas ou são totalmente iônicas ou são predominamente iônicas com alguma natureza covalente.
O termo cerâmica vem da palavra “keramitos”, que significa matéria prima queimada, indicando que as propriedades desejáveis desses materiais são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição. Foi durante o Neolítico, fase do desenvolvimento técnico das sociedades humanas, que a cerâmica foi inventada.
2 Breve Histórico
O aparecimento dos primeiros utensílios cerâmicos ocorreu aproximadamente a 27.000 anos atrás, quando se percebeu que o barro, quando deixado sob o sol escaldante, endurecia. Os primeiros objetos cerâmicos tinham a utilidade de armazenar água e alimentos, o que era feito anteriormente utilizando-se cascas de árvores e crânios de pessoas ou animais.
No Brasil, há cerca de 2000 anos, já havia em diversas regiões, populações que manipulavam convenientemente a argila para fabricação de vasilhas ovaladas, travessas, potes redondos, vasos e urnas funerárias, destinadas à ornamentação e ao condicionamento e transporte de alimentos e líquidos.
3 Materiais Cerâmicos
As cerâmicas são sólidos compostos de estruturas que contém elementos metálicos e não metálicos, e os átomos dos componentes são ligados por forças de ligações fortes (iônica ou covalente).
As cerâmicas com elevada tensão de ruptura, elevado módulo de elasticidade e melhor tenacidade tais como: zircônia, óxido de alumínio, carbeto de silício e nitreto de silício tem ligações iônicas e covalentes fortes. Estes materiais são chamados de cerâmicas estruturais ou cerâmicas avançadas.