MATÉRIAS PRIMAS DOS MATERIAIS CERÂMICOS
MATÉRIAS PRIMAS DOS MATERIAIS CERÂMICOS
Itapeva - SP
2014
ETEC DR. DEMÉTRIO AZEVEDO JR.
MATÉRIAS PRIMAS DOS MATERIAIS CERÂMICOS
Trabalho para obtenção de menção para a disciplina de Técnica da Produção de Materiais do curso técnico de Metalurgia.
Profº.
Itapeva - SP
2014
1. INTRODUÇÃO
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos.
Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação.
2. OBJETIVO
Conhecer a composição, características e propriedades das matérias-primas utilizadas na fabricação de cerâmicos, conhecer algumas aplicações de quais materiais foram e podem ser desenvolvidos com determinadas matérias-primas.
3. DESENVOLVIMENTO
A formulação de uma massa cerâmica para revestimento, com as devidas modificações pode ser composta por: - materiais argilosos, que dão suficiente plasticidade para se obter uma forma definida; - materiais como o talco, quartzo, calcários e outros, que servem para obter qualidades particulares resultantes de suas composições químicas; - aditivos, principalmente para melhorar a reologia das suspensões aquosas, podendo ser inorgânicos ou orgânicos.
Sendo as argilas a matéria-prima principal da cerâmica, é necessária sua definição, que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, são compostas por partículas coloidais de diâmetro inferior a 0,005 mm, com alta