Matéria do 1° ano do ensino medio
Data, ____ / ____ / 2013. Disciplina: Geografia
Unidade III / CAPÍTULO I / 1ª série
A Industrialização Original ou Clássica
Artesanato é o estágio mais primitivo, conhecido há milhares de anos, de transformação de matérias-primas e bens elaborados.
Manufatura é a etapa intermediária entre o artesanato e a indústria moderna, que é estágio mais avançado e mecanizado, surgido com a Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial ocorrida desde meados do século XVIII até o fim do século XIX – foi baseada no carvão e nas indústrias têxteis e teve o Reino Unido como grande e principal exemplo.
Segunda Revolução Industrial iniciada no fim do século XIX e que se prolongou até o fim do século XX, foi baseada no petróleo e na indústria automobilística e teve nos EUA o seu grande modelo.
Terceira Revolução Industrial inicia-se nas últimas décadas do século XX, especialmente na segunda metade da década de 1970. – enorme papel do conhecimento e da tecnologia avançada – a informática, a robotização, as telecomunicações, a química fina, a indústria de novos materiais, a biotecnologia e, em particular, o ramo da engenharia genética. – centro nos países desenvolvidos.
O Fordismo Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a necessidade por bens de consumo crescia muito lentamente. Foi quando o industrial Henry Ford pôs em prática em sua fabrica de automóveis as teorias do engenheiro Frederick W. Taylor, assim iniciou-se nos EUA uma revolução nos métodos de produção.
O objetivo de Taylor era aumentar a produtividade no interior das fábricas com novas técnicas de organização do trabalho, como por exemplo: controlar os tempos e os movimentos dos operários. Essa nova idéia de divisão do trabalho, que fazia com que o trabalhador desenvolvesse tarefas muito especializadas e repetitivas, além disso, defendia, a