Seminario
O Ensino Médio no Rio Grande do Sul apresenta índices preocupantes, ao considerar o compromisso com a aprendizagem para todos. A escolaridade líquida (idade esperada para o ensino médio 15-17anos)é de apenas 53,1%. A defasagem idade-série no Ensino Médio é de 30,5%. Ao mesmo tempo, constatam-se altos índices de abandono (13%) especialmente no primeiro ano, e de reprovação (21,7%) no decorrer do curso, o que reforça a necessidade de priorizar o trabalho pedagógico no Ensino Médio.
O ensino médio era dividido em três cursos e compreendia o curso científico, o curso normal e o curso clássico. Na sequência, resolveu-se mudar e chamar de curso "colegial", também dividido, sendo que os três primeiros anos eram iguais para todos e posteriormente quem quisesse fazer o antigo Normal e o Clássico, tinha de fazer mais um ano.
O ensino Politécnico foi criado pelo governo para combater os Índices de Reprovação e Abandono de Escola, uma das grandes mudanças é a fusão das 16 matérias atuais em quatro grandes áreas do conhecimento Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho.Houve muita mudança do Ensino Normal para o Politécnico foi a reogarnização curricular para melhorar o desempenho dos alunos.Aumento da Carga Horário também foi um fator que foram colocados mais 400hrs.Essa mudança que coloca as matérias em Grades pode ser um jeito de ajudar os alunos no ENEM.
A seguir um Quadro que Indica que ao longo dos 3 anos a formação geral que são as matérias normais vão perdendo carga horária e o seminário vai ganhando mais horas:
Nesse Início do Politécnico