Matéria de geografia 3°ano médio
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis ou não renováveis.
Recursos naturais renováveis: são aqueles explorados pelo homem que podem ser substituídos num curto espaço de tempo. Exemplos: o oxigênio, as energias oriundas do Sol e os ventos.
* os animais, a vegetação, a água, o solo, e as florestas estão sendo considerados recursos naturais limitados, são chamados de potencialmente renováveis.
Recursos naturais não renováveis: são aqueles explorados pelo homem que acabam se intensamente explorados e que para se renovarem é necessário muito tempo. Exemplos: alumínio, ferro, petróleo, gás natural, ouro, estanho, níquel, manganês, urânio e carvão mineral.
Alguns recursos naturais renováveis podem se tornar não renováveis em consequência do crescimento da população e do mau uso que deles fazemos. Exemplo: animais podem ter suas raças extintas e o solo se for contaminado ou mal utilizado.
Outros são inesgotáveis, ou seja, nunca se acabam. Exemplos: o Sol e o vento.
Complementando, temos recursos naturais energéticos divididos como renováveis e não renováveis.
Renováveis: a água (hidrelétricas, energias do mar), o sol (energia solar térmica) a luz (energia fotovoltaica), o ar (energia eólica), os vegetais (energia de biomassa) e os resíduos a base de carbono, em geral (biogás);
Não Renováveis: o carvão mineral, o petróleo, o urânio, o gás natural.
A Regionalização do Espaço Mundial
Existem inúmeras divisões do espaço geográfico mundial, mas podemos separar duas formas de regionalização mais conhecidas e utilizadas. Uma é a setorização da Terra por critérios naturais, em especial pelos continentes. A outra é a divisão do espaço mundial por critérios sociais ou político-econômicos: o Norte (países ricos e industrializados) e o Sul(países pobres ou