Contexto empresarial
Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde falou-se em administração como disciplina e profissão.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação principais funções da humanidade, atribuindo assim cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional que são: * Prever/Planejar; * Organizar; * Comandar; * Coodenar; * Controlar;
Com o passar dos anos as funções de comando e coordenação passaram a ser chamada de Direção passando a formar então de: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Hoje a administração estratégica depende da contribuição da teoria de Fayol que faz parte de um sistema orientado pelas quatro funções básicas da administração:
Planejamento:
É a maneira pela qual, pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos.
Organização:
Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.
Controle:
Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente