Matématica Polinômios
Trabalho de matemática;
Alunas: Daniele Lima
Recife,30 de setembro de 2013
Série: 3° D
Professora: Alcione
Recife 2013
Ocorrência de polinômios
Perímetros de figuras planas
Cálculo de distâncias
Cálculo de áreas
Todo monômio é considerado polinômio;
Os monômios integrantes de um polinômio são chamados termos do polinômio;
5x2 → é um polinômio de um único termo (monômio);
2x – y → é um polinômio de dois termos: 2x e – y.
Redução de Polinômios
Em muitos casos nos deparamos com representações polinomiais extensivas que podem ser reduzidas por meio das ideias relativas à adição e/ou subtração de monômios[1]. Para que a redução seja possível é necessária à existência de monômios semelhantes na expressão.
Observações:
De acordo com a quantidade de termos resultantes das reduções polinomiais ou até mesmo da representação inicial dos polinômios, podemos classifica-los das seguintes formas: monômio, quando há apenas um termo; binômio, quando há dois termos; trinômio, quando há três termos; acima de três termos, não há nome particular, sendo chamado apenas polinômio.
Grau de um polinômio
O grau de um polinômio reduzido, não nulo, é dado em função de seu termo de maior grau.
Da mesma forma que nos monômios, dado um polinômio reduzido, podemos estabelecer o seu grau em relação a uma de suas variáveis.
8m3n + m4n → esse polinômio é do 4º grau em relação a variável m e do 1º grau em relação à n. x8y5 + x10y2 → esse é um polinômio do 10º grau em relação a variável x e do 5º grau em relação à y.
Polinômio com uma só variável
A compreensão desse tópico é muito importante para estudos futuros a exemplo das funções. Nos casos abaixo dizemos que são polinômios na incógnita x.
2x – 7 x2 + x + 3
Esse tipo de polinômio costuma-se ser escrito de forma decrescente, ou seja, do termo de maior grau ao termo de menor grau. Quando falta uma ou mais potências na variável “x”