Matemática polinomios
O surgimento da teoria de polinômios, na metade do século XIX, está estreitamente ligada a teoria dos corpos comutativos, e seu desenvolvimento ao desenvolvimento da álgebra abstrata. O desenvolvimento da álgebra abstrata e consequentemente dos polinômios deveu-se principalmente aos trabalhos de Gauss e Galois.
Dos matemáticos que deram sua contribuição ao desenvolvimento da teoria de polinômios citamos ainda Kronecker, que mostrou a independência da teoria de números algébricos em relação ao teorema fundamental da álgebra (Gauss), mostrando que todo corpo de números algébricos (de grau finito) é equivalente a um corpo de restos Q[x]/(f), onde f é um polinômio irredutível sobre Q.
Chamamos função de uma ou várias quantidades toda expressão para cálculo na qual estas quantidades entram de uma maneira qualquer, envolvidas ou não com outras quantidades que consideramos como sendo dadas e valores invariáveis, enquanto as quantidades da função podem assumir todos os valores possíveis. ... Sendo representada em geral pela letra f ou F, colocada antes da variável, toda função desta variável, isto é, toda quantidade que depende desta variável e que varia com ela segundo uma lei dada.
Determinar raízes ou resolver as equações algébricas é um dos problemas mais antigos da matemática. Alguns polinômios não têm raízes no conjunto de números reais, porém se o conjunto de candidatos possíveis expandir ao conjunto de números imaginários, ou se passar a tomar conta dos números complexos, todos os polinômios tem uma raiz.
As fórmulas para achar as raízes dos polinômios de até 4° grau