Maturidade estratégica
Estratégia é um processo que provoca grandes mudanças, com o objetivo de proporcionar que as organizações alcancem resultados satisfatórios. Precisa ter a compreensão do que você faz, focando o futuro a longo prazo, para determinar o que você deseja se tornar, e além disso, focando a forma que você almeja atingir seu resultado.
Podemos destacar também, que uma estratégia fundada em habilidades traz mudanças importantes na estrutura no modo como as organizações realizam seus negócios, destacando de seus concorrentes. Favorece informações e direciona seus gestores na definição de seus trabalhos, ajudando as organizações a permanecerem sempre competitivas.
Faz lembrar Sun Tzu, em seu livro A Arte da Guerra, se conhecermos o inimigo, que seria o ambiente externo e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer uma centena de combates.
É correto que, dizer que a estratégia se propaga por todos grupos unidos por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, ultrapassando em demasia a idéia central de ações e ênfase militares, alcançando a política, a ação governamental, o plano institucional e o universo empresarial, refazendo uma prática cada vez mais recorrente nos processos de gestão. Ao tempo, corroborando com a modernidade de longínquos autores e o duradouro interesse pela terra e pelas suas obras importantes, como A Arte da Guerra e O livro de cinco anéis, da China e Japão respectivamente que são leituras onde se enquadram nas listas dos mais vendidos.
O futuro chega numa velocidade desconhecida, e realizar uma estratégia compete ao executor um passo a frente na corrida contra o tempo. Porém, as vezes pode não ter acontecido exatamente como se previu, assim sempre será, porque ninguém conhece o futuro. Sendo assim, não se pode dispensar o planejamento só porque as previsões falharam o que vale é as intenções porque as variáveis principais estiveram presentes.
Com a estratégia também mudam-se as lógicas e os