Maturidade estratégica- mba – gestão empresarial -fgv
A estratégia (do grego strategós = a arte do general) é o caminho para atingir os objetivos. Ela objetiva preservar e defender posições de conquista ganhas por empresas, instituições, exércitos ou governos. Pode também ser considerada como um conjunto de idéias e conceitos com o intuito de atingir caminhos de expansão futura e de desenvolvimento.
A estratégia, juntamente com a tática, busca condições de assegurar o melhor avanço, seguro e lucrativo, para capturar as boas oportunidades, esta sempre olhando para o futuro, sem no entanto esquecer do presente, procurando defender as conquistas já realizadas e buscando operar num ambiente de constantes incertezas e mudanças. Também leva em conta a experiência do passado no intuito de prever o que acontecerá no futuro, para sua utilização no processe de gestão.
Cabe ressaltar que a estratégia esta na humanidade há centenas de séculos e atinge a política, as ações governamentais, os planos institucionais e o setor empresarial. É essencial para todos os campos e nos liberta de tradicionais mesmices operacionais. Traz um avanço futuro, equilíbrio e crescimento.
O livro a arte da guerra (China 500 a.C) e O livro dos cinco anéis (Japão século XVIII), são presente nas prateleiras de livrarias e muito atuais quando se fala em utilizar experiências militares e do governo para o mundo dos negócios, muitas vezes figuram na lista dos mais vendidos, isto confirma o quão moderno é o tema que foi discorrido por estes autores do passado. A estratégia transcende a ações dos generais e permeia as organizações empresariais modernas.
Com a globalização, pensar e agir estrategicamente torna-se um tempo precioso para os indivíduos e as pequenas e medias incorporações.
O processo estratégico é um conjunto de ações ordenadas com o objetivo de conquista de uma posição melhor ou de defesa de uma posição ou situação já adquirida. Ela pode ser desempenhada por pessoas, instituições, corporações, etc.
A estratégia