Matrizes e Funções
a. Chamamos de matriz toda tabela de números dispostas de filas horizontais(linhas) e verticais(colunas).
Se a tabela tiver m linhas e n colunas, dizemos que a matriz é retangular do tipo (ou de ordem) m x n. As linhas são numeradas de cima para baixo e as colunas, da esquerda para direita. Os elementos de uma matriz são geralmente representados entre colchetes, e a indicação de uma matriz é feita por uma letra maiúscula do alfabeto.
A= Matriz de ordem 3x3
B= Matriz de ordem 2x3
C= Matriz de ordem 3x2
b. Chamamos de matriz quadrada toda matriz que possui o mesmo número de linhas e colunas.
Exemplos de matriz quadrada são: A= Matriz de ordem 2 B= Matriz de ordem 3
c. Em uma matriz quadrada, os elementos tais que i=j são chamados elementos da diagonal principal. No exemplo B citado na questão anterior, tais elementos são 1,1 e 1.
Os elementos tais que i+j=n+1 (em que n é a ordem da matriz) são chamados elementos da diagonal secundaria. No exemplo estudado, tais elementos são: 7,1 e 0.
São aplicáveis em matrizes quadradas.
d. Chamamos de matriz identidade toda matriz quadrada cujos elementos da diagonal principal valem 1 e os elementos restantes valem 0. Uma matriz identidade de ordem n é indicada por .
Exemplos de matrizes de ordem 3 e 4 são dadas por:
= =
e.
E sua subtração é obtida da seguinte forma:
f. D
g. H
h.
8.
a) + =
b) - =
c) * =
d) + + =
e) 2x + 3x =
f) - - =
g) + + =
h) - =
i) - - =
E sua subtração é obtida da seguinte forma:
3-
A-
i- Seja M uma matriz quadrada de ordem n. Chamamos de determinante de M (e indicamos por det M) um número que podemos obter operando com os elementos da matriz M.