rede rio
Se ao entrar em operação sua capacidade de transmissão era de 64 Kbits/s, hoje o backbone da Rede já alcança 1 Gbit/s. A Rede Rio conta, desde sua inauguração, com um canal internacional exclusivo e mantém uma conexão com a rede acadêmica brasileira, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.
Com os avanços tecnológicos oferecidos pela Rede Rio/FAPERJ, a comunidade de ciência e tecnologia tem a possibilidade de usar diversos tipos de serviços que demandam altas velocidades de conexão.
A partir da implementação da Rede Giga, em 2005, foi inaugurado um novo ciclo que torna possível a criação de produtos e serviços de rede e aplicações em larga escala. São exemplos: as grades computacionais (necessárias para as computações de alto desempenho); a visualização e a imersão em ambientes virtuais; a telemedicina; os vídeos de alta definição ou a TV digital, que podem ser aplicados na educação à distância, na saúde, no entretenimento e em muitas outras áreas.
Essa transmissão e feita através de enlaces de fibra óptica da Telemar que interligam os principais pontos da rede – UFRJ, Fiocruz, PUC rio e CBPF – através dos quais as demais instituições ganham acesso à internet. Para se ter uma ideia da nova velocidade da rede, o conteúdo da Enciclopédia Britânica pode ser transmitido em apenas um segundo. Os equipamentos adquiridos abrem a perspectiva para o desenvolvimento de aplicações não só na ciência como no dia-a-dia dos 400 mil usuários da rede.