redes supermercadistas do rio grande do sul
estrutura de mercado do setor supermercadista
Sapezal
2014
matheus tomas wilhelms
estrutura de mercado do setor supermercadista
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética, Politica e Sociedade.
Tutor Edésio Pauli
Sapezal
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ESTRUTURAS DE MERCADO 5
CONCORRÊNCIA PERFEITA 5
MONOPOLIO 6
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA 6
OLIGOPÓLIO 6
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 8
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 8
MEDIDAS DE DISPERSÃO 8
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBAILÍSTICA 9
NÚMEROS-ÍNDICES 9
DEFLAÇÃO DE DADOS 9
ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE 11
CONCLUSÃO 12
1.0 INTRODUÇÃO
Neste trabalho textual estarei conceituando sobre a estrutura de mercado do setor supermercadista no estado do Rio Grande do Sul, que de maneira sucinta representa o panorama deste setor no panorama nacional sobre as grandes redes supermercadista e sua estrutura de mercado.
O setor supermercadista, vive um momento de grande competividade, isto se deve pelas mudanças que vem ocorrendo na economia global. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. O setor tem promovido o fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.
O supermercado faz parte do dia-a-dia da população em qualquer lugar do mundo, e teve como inicio a instalação de pequenas mercearias, muitas vezes compostas apenas por familiares, que comercializavam produtos atendendo somente a necessidade básica dos seus fregueses.
Porém, como toda e qualquer empresa, ao decorrer do tempo e de acordo