Matrizes utilizações
Outro exemplo é em transformações de coordenadas. Às vezes, um problema pode ser mais facilmente resolvido mudando a orientação do sistema de coordenadas, e o jeito de se fazer isso é usando uma matriz de rotação, que quando aplicada a um vetor o roda tantos graus em determinada direção.
Mais um exemplo, um pouco mais abstrato, é em álgebra linear. Nela se estuda espaços vetoriais e transformações entre espaços vetoriais são representados por matrizes.
Outro exemplo é em rotações. Quando se gira alguma coisa, a resistência do corpo ao movimento de rotação é chamado momento de inercia (tem o mesmo papel que a massa, na segunda lei de Newton, a massa represent a resistência ao moivmento linear, o momento de inercia à rotação). O momento de inércia é um tensor que como eu já disse, é representado por uma matriz.
Enfim, são inúmeras aplicações em engenharia, principalmente em engenharia civil. Se quiser saber mais, procure um livro de estática, lá vai ter mais inúmeras aplicações de matrizes.
Faz parte da matemática básica. Matrizes são utilizadas no curso de cálculo, álgebra linear, geometria analítica, estática e em muitas outras matérias básicas dos primeiros anos de qualquer engenharia, não só de engenharia civil.
As matrizes nos ajudam bastante em vários direcionamentos de assuntos e estudos que fazemos no dia a dia, as aplicações dessas "tabelas" nos auxiliam, por exemplo, no ensino da matemática aplicada a informática. As usuais transformações de tabelas que usamos como instrumento de estudo das matrizes podem ser feitas através de estudos realizados nos campos da economia, engenharia, matemática, física, informática.
Na informática temos os exemplos clássicos de matrizes, em programas onde elas