Metodologia Agil
“Planejamento de Projetos com Metodologia Ágil”
MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)
Metodologia de Desenvolvimento Ágil
Prof. Fabiano Milani
Aluno: Geovane Soares Galvão Junior – RM 45267
Data de Entrega: 16 de Dezembro de 2013
Estamos vivenciando um novo tempo onde o termo “ágil” é fator determinante para aprovação ou não de novos projetos de desenvolvimentos de software, devido à vários fatores: evolução da tecnologia, concorrência acirrada entre as empresas e dinamismo nas tomadas de decisões dos executivos.
De acordo com HIGHSMITH (2004), agilidade significa “a habilidade de criar e responder a mudanças, buscando a obtenção de lucro em um ambiente de negócio turbulento, com a capacidade de balancear a flexibilidade e a estabilidade”.
Por permitir uma maior flexibilidade na condução do projeto, a metodologia ágil (MA) evita desperdícios de tempo e esforço, pois há o foco de alcançar rapidamente meios para validação das características do produto em desenvolvimento e de avaliar a evolução do projeto. Assim, qualquer desvio que possa ocorrer no desenvolvimento pode ser rapidamente contornado e recuperado.
No modelo Waterfall, durante o planejamento do projeto, são definidos custos, prazos, recursos e escopo do projeto. Dependendo do porte do projeto, esses dados são utilizados como base para outras áreas da empresa, como markenting. Caso haja um atraso no planejamento, há o desencadeamento de eventos que acabam por gerar pressão na equipe que esta desenvolvendo o projeto, gerando tensão entre todos.
Além disto, no modelo Waterfall, a entrega do produto ocorre somente no final do planejamento. Isto acaba gerando uma expectativa muito grande para o cliente, pois o mesmo não tem uma visibilidade do produto que “encomendou”. Somente na conclusão do projeto é que ele poderá saber se o investimento realizado valeu a pena. Mas e se não valeu? Ele acaba ficando