Matrizes metalicas
Este trabalho foi-nos proposto pela Professora Célia Mestre da disciplina de Materiais e tecnologias e tem como objetivo abordar o tema da reciclagem de polímeros e a sua transformação/reutilização após a reciclagem. Também é pretendido encontrar objetos de Design para dar o exemplo e estes devem estar vocacionados para interiores ou exteriores. Pretendo efetuar uma pesquisa aprofundada, esclarecedora e direta, de modo a tomar conhecimento do tema proposto, pois é um tema que é vocacionado para a minha área.
Tipos de reciclagem dos polímeros
Reciclagem energética
Recuperação da energia contida nos plásticos através de processos térmicos. A reciclagem energética distingue-se da incineração por utilizar os resíduos plásticos como combustível na geração de energia elétrica. Já a simples incineração não reaproveita a energia dos materiais.
As cadeias são quebradas mediante o tratamento com hidrogênio e calor, gerando produtos capazes de serem processados em refinarias.
O calor pode ser recuperado em caldeira, utilizando o vapor para geração de energia elétrica e/ou aquecimento.
Reciclagem mecânica
Consiste em submeter os materiais plásticos a processos mecânicos, moldando-os fisicamente numa forma diferente da original. Os materiais termoplásticos, como é o caso das embalagens plásticas primárias de alimentos, adequam-se vantajosamente ao processo, preservando, em grande parte, as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos polímeros originais
Reciclagem Química
A reciclagem química reprocessa plásticos transformando-os em petroquímicos básicos: monômeros ou misturas de hidrocarbonetos que servem como matéria-prima, em refinarias ou centrais petroquímicas, para a obtenção de produtos nobres de elevada qualidade. O objetivo da reciclagem química é a recuperação dos componentes químicos individuais para