Matriz
Módulo: módulo 4
Atividade: Atividade Individual
Título:
Aluno:
Disciplina:
Turma:
Introdução
Nesta atividade serão apresentadas duas ferramentas utilizadas para análise de viabilidade de projetos, a TIR e o VPL. Será discutido como essas taxas se comportam, o que representam e como interpreta-las para que seja feita uma análise correta de viabilidade do projeto.
Serão apresentados exemplos para facilitar o entendimento e ver na prática como são feitos os cálculos.
Justificativa
Antes de investir em um novo projeto é muito importante que se proceda com todo um estudo de viabilidade. Nele realiza-se uma série de análises detalhadas do mercado para determinar se é viável iniciar um novo negócio em determinado segmento ou lançar um novo produto no mercado. Também é utilizado para a obtenção de financiamentos junto às instituições financeiras e por indicar a rentabilidade do novo negócio.
Para estudos de viabilidade econômica e financeira de um projeto, existem vários critérios para a tomada de decisão, mas neste caso serão apresentados e discutidos a TIR e o VPL.
Desenvolvimento
Quando falamos em projetos, temos que pensar na viabilidade financeira entre outros fatores para a sua implantação ou não. No parâmetro financeiro, existe alguns critérios para identificar qual a melhor opção de investimento, dentre elas estão o VPL e a TIR.
O VPL mostra o valor exato do lucro, prejuízo de um investimento no valor de hoje, ou seja, o lucro ou prejuízo do investimento em um determinado projeto. Para que o VPL seja confiável, ele tem que ser maior do que zero mostrando assim valor positivo (lucro) do investimento. O VPL é uma ferramenta que considera a mudança de valor do dinheiro no tempo, todos os fluxos de caixa futuros são descontados utilizando-se valores atuais, sendo assim, cada um dos fluxos de caixa é trazido ao valor presente a uma determinada taxa, descontando ao final do valor do investimento. Uma das