Matriz Forum Atividade Individual Marketing Servicos
Módulo: 5
Fórum Atividade Individual
Título Inversão da pirâmide organizacional
Aluno: Florisvaldo Ramos Guimarães
Disciplina: Marketing de Serviços
Turma: Log 03 - Niteroi
Introdução
O objetivo deste trabalho visa discutir se é válida ou não para uma empresa de serviços no Brasil implantar a prática de inversão de pirâmide organizacional, tomando como base os seguintes textos (tópicos):
1º. Texto: Decisão que vem de baixo.
2º. Texto: Falta mão de obra, sobram trabalhadores.
3º. Texto: Empresas estão importando mão-de-obra qualificada. Falando um pouco sobre inversão da pirâmide organizacional, observamos mudança de paradigma e de estrutura organizacional nas quais se ajustam aos cenários atuais de grande competitividade entre as empresas de serviço, onde o fator humano é um dos diferencias de agregação de valor na interação da empresa com o cliente, tendo em vista sempre a melhor qualidade dos serviços para satisfazer e fidelizar esses clientes. Para que essas satisfação e fidelização ocorram, a empresa não mede esforços para alcançar os seus objetivos. E para alcançá-los é necessário envolver toda a equipe desde o alto escalão da empresa até o chão de fabrica, ou seja, todos os colaboradores da empresa.
Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins
A falta de mão de obra qualificada está diretamente relacionada aos investimentos em educação no nosso país. Hoje o Brasil continua tendo falta de mão de obra qualificada, onde sobram trabalhadores. Segundo o artigo UOL educação, “O Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”. Certamente, se não houver maiores investimentos em educação, continuaremos tendo mais trabalhadores e menos mão de