Antropologia segundo o filme A Missa o
Ao analisar o comportamento do homem no filme “a missão” seguindo uma visão antropológica percebemos que o ser humano tem a tendência de ter aversão ao diferente, como os espanhóis fizeram ou encontrar o povo indígena da américa latina com suas características físicas e culturais completamente diferente.
O choque do homem branco com a cultura indígena cria um sentimento de superioridade nos europeus que traduzem em duas respostas; a primeira é a catequização para que esse povo dito “selvagem” se adequem a cultura cristã. A segunda e a de escravização onde homem branco passa a usufruir da ingenuidade da cultura indígena para trabalhos e serviços.
Segundo a antropologia, uma cultura nunca e superior a outra. Ou seja, mesmo os homens brancos tendo um avanço maior de tecnologia e conhecimentos ambas as culturas tinham seus padrões essenciais e únicos, como fala, costumes, divindades, modo de se vestir etc. e esses padrões não devem ser apropriados ou tidos como inferior.
Esse conflito de culturas geralmente resulta na vontade de uma cultura prevalecer sore a outra gerando uma espécie de luta por valores culturais. O filme retrata essa resistência da cultura minoritária sobre a cultura invasora que nesse caso foi brutal em sua resposta dizimando populações indígenas inteiras. Com isso concluímos que a antropologia é um campo extremamente abrangente que rende varias discussões sobre o homem, seus costumes e as relações entre os seres humanos. Por exemplo, a população indígena apesar de não ter tanto desenvolvimento tecnológico como a população branca, tem grande conhecimento da natureza que os acercam e a tratam de maneira diferente da qual os homens europeus tratam o seu entorno.
Nenhuma das duas culturas é superior, elas são apenas diferentes.