Eurot Nel
A escolha do projeto do EUROTÚNEL como uma das grandes construções se deve pelo fato de que foi uma obra única e gigantesca, que envolveu dois países importantes do continente europeu, países estes que por muito tempo se envolveram em conflitos políticos e econômicos naquela região, a saber, França e Inglaterra. (Fig. 01). Além disso, é considerado pela sociedade americana de engenheiros civis, como uma das oito maravilhas do mundo moderno, ao lado de construções como o edifício Empire States, localizado em Nova York/EUA e a hidrelétrica de Itaipu no Brasil.
Eurotunnel é a empresa responsável pela construção das duas vias dos túneis ferroviários submarinos, que passam sob o Canal da Mancha, ligando a Grã-Bretanha e a França em Folkestone, Kent, e Coquelles, no Nord Pas-de-Calais.
O Eurotunnel tem serviço de transporte próprio entre Folkestone e Calais para passageiros e veículos. O Eurotunnel também serve outros operadores de transporte ferroviário, como o Eurostar, para o uso do túnel do Canal - ou Chunnel como costuma ser chamado.
1. EUROTÚNEL
O Eurotúnel, Túnel da Mancha, Channel Tunnel, em inglês, le tunnel sous la Manche, em francês e ainda alcunhado pelos ingleses como The Chunnel, é um túnel ferroviário que liga a França à Inglaterra por debaixo de água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu algumas falsas partidas até à sua inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo Túnel de Seikan no Japão. (Fig. 02)
O Eurotúnel é resultado de um investimento de aproximadamente de 9 bilhões de libras para conectar Inglaterra e França através de uma linha férrea submarina. Destaca-se como uma das grandes obras de engenharia com 50,45 km de extensão e um dos maiores desafios da época.
A 50 km ponta a ponta de Kent à Normandia, com 39 km passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo. Considerado o