Matriz Forum Atividade Individual Gp Mgm
Módulo: 3
Atividade Individual
Título: Aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio gerado pela necessidade de internacionalização do escopo do projeto.
Aluno: Marco Aurélio Mariotto Gutierrez
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: RJ 21
Introdução
A internacionalização de empresas tem se tornado uma tendência crescente nas últimas décadas. Este fato pode ser percebido pela quantidade expressiva de empresas se lançando aos mercados externos buscando cada vez mais a continuidade e crescimento dos negócios.
Diante deste cenário, as organizações necessitam de ferramentas que auxiliem os planos/projetos de expansão para internacionalização. Desta forma, as técnicas de Gestão de Projetos vem sendo amplamente utilizadas para definição do melhor escopo, planejamento, execução, controle, minimizar riscos, maximizar ganhos e consolidação das empresas no mercado mundial.
Este trabalho tem por objetivo destacar os aspectos críticos e os caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com o desafio gerado pela necessidade de internacionalização do escopo do projeto levando-se em consideração as distâncias e as diferenças existentes entre organizações, regiões e culturas mundiais e também discutindo como essas distâncias e diferenças eventualmente poderiam ser superadas por meio da internacionalização do escopo do projeto.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
De acordo com o PMBoK (2004), um projeto é o esforço durante um determinado período de tempo, tendo um início, um meio e um fim determinados, com o intuito de criar algo que pode ser um resultado, um serviço, um processo ou um produto.
Fazer com que diferentes organizações caminhem para um mesmo objetivo e criem parcerias a fim de obter destaque no mundo dos negócios é um fator determinante na Gestão de Projetos. Os aspectos críticos que devem ser