8 Induc a o Eletromagne tica

1172 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO

Neste relatório temos o objetivo de apenas desenvolver os princípios teóricos sobre os estudos feitos sobre a indução eletromagnética. Sendo assim, não precisamos relatar o experimento, pois isto foi feito pelo professor em sala de aula.

1.1 PRINCÍPIOS TEÓRICOS

A eletricidade e o magnetismo desenvolveram-se de forma bastante independente até 1820, quando Oersted (1777-1851) observou uma conexão entre estas ciências, em decorrência de uma corrente elétrica afetar a agulha imantada de uma bússola.
Oersted verificou que uma corrente elétrica, ao percorrer um fio condutor, cria um campo magnético a sua volta.
Baseando-se nestes estudos de Oersted, Faraday, em 1830, se dispôs a investigar o seu fenômeno inverso, ou seja, verificar se os campos magnéticos poderiam criar correntes elétricas.
Ele realizou várias experiências e verificou que um campo magnético variável no tempo, através de uma bobina, dá origem a uma corrente elétrica no circuito, ao qual está ligada a bobina. A esta corrente, foi dado o nome de corrente induzida e, ao fenômeno a ela associado, de indução eletromagnética.
Foi o que aconteceu no laboratório; onde uma bobina com várias espiras foi ligado a um galvanômetro, e com a aproximação de imã da bobina sempre em movimento fez mover os ponteiros do galvanômetro indicando que ali estava passando uma corrente elétrica, esta chamada corrente induzida. Tudo isto foi descoberto por Faraday.
A descoberta da indução eletromagnética pode ser considerada como o início de uma nova era, pois estabeleceu definitivamente a correlação entre Eletricidade e Magnetismo.
Faraday verificou que, fundamental na produção de uma corrente induzida, era a variação do fluxo de indução magnética (B). A lei de Faraday-Henry nos diz que:
A força eletromotriz () induzida num circuito, é igual à taxa de variação com o tempo do fluxo de indução magnética, com o sinal trocado, ou seja: (1)
Onde,
(2)
O sinal (-), significa que a corrente induzida tende sempre

Relacionados

  • Biblioteca ARTMED
    63580 palavras | 255 páginas