Matriz de atividade individual
Atividade: Análise Estratégica
Título: Análise Estratégica da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Aluno: Gustavo Pinho
Disciplina: Marketing Estratégio
Turma:
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise estratégica da Empresa Brasil de Comunicação frente ao mercado.
Criada em 2007 para instituir o sistema público de comunicação, em complementaridade aos sistemas comerciais e estatais previstos na constituição federal, a EBC é responsável pela TV Brasil e a Rede Pública de Televisão, TV Brasil Internacional, Rádios EBC (Rádios Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões, Rádios MEC AM e FM do Rio de Janeiro e Rádio MEC AM de Brasília), Agência Brasil, Radioagência Nacional e Portal EBC.
De acordo com GONSALVES & MIRANDA (2010) “A Comunicação Pública é a comunicação que acontece no espaço público e pretende ser um meio de negociação, debate e interesse público, envolvendo a Sociedade Civil, o Estado e o Governo”. A definição deste conceito é essencial por se tratar de um segmento restrito da radiodifusão e relativamente novo no Brasil.
Política
Devido à sua natureza jurídica e ao vínculo com a poder executivo, a perspectiva política tem grande influencia na análise da EBC.
Apesar da necessidade da complementaridade dos sistemas de radiodifusão contida na constituição federal, através do art.223, e da importância da comunicação pública, em contraponto aos sistemas estatal e privado, somente a partir da lei 11.652, de 07 de abril de 2008, que criou a EBC, a comunicação pública passou a se estruturar no Brasil.
Além das leis e setores que regulamentam a radiodifusão no país, a EBC é impactada diretamente por lei específica.
Mais que garantir a criação do sistema público, a lei 11.652 definiu indiretamente o posicionamento que a empresa passaria a adotar. Determinou sobre sua natureza jurídica (sociedade anônima de capital fechado) e seu vínculo direto com uma estrutura de estado, através