Matriz Atividade Individual
Módulo:2
Atividade: individual
Título: Juros simples e juros compostos
Aluno: Joceli Luzia Volpato
Disciplina: Matemática Financeira Online
Turma: 388- Outubro 2014.
Introdução
Juro é uma taxa cobrada sobre um valor emprestado.
Justificativa
Se nós pegarmos dinheiro emprestado do banco ele cobra um juro pra isso, se temos um dinheiro sobrando nós que emprestamos para o banco que são as aplicações em poupança e ele nos paga juros por esse dinheiro emprestado, é uma maneira de fazer com que nosso dinheiro gere mais dinheiro.
Desenvolvimento
Existem duas formas de juros que são chamados de juros simples e juro composto.
Os juros simples são calculados apenas no valor inicial como, por exemplo:
Se eu aplicar 2.000,00 em uma conta poupança com juros de 10% a.a ele vai gerar por ano 200,00. Se eu deixar aplicado por tempo independente ele só vai render 200,00 por ano.
No caso de juro composto é calculado o valor do juro e a rentabilidade:
Se eu aplicar os mesmos 2.000,00 na taxa de 10% a.a no primeiro ano vou ter uma rentabilidade de 200,00 e no ano seguinte ele vai fazer o calculo em cima do dinheiro que apliquei mais o juro no caso 2.200,00 e o juro passa a ser 220,00.
Conclusão
A forma mais vantajosa de aplicar dinheiro é na de juros composto e de tomar emprestado na de juros simples, mas as agencias bancarias sempre emprestam dinheiro com uma taxa maior do que tomam emprestado (poupança), mas existem outras formas de pegarmos dinheiro emprestados com taxas mais baixas um exemplo disso é o banco do povo que a taxa de juros de 0,35% a.m que seria 4,2% a.a
Referências bibliográficas
Apostila da FGV http://www.infoescola.com/matematica/juros-simples-e-juros-compostos-matematica-financeira http://fazaconta.com/juros-simples-compostos.htm
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.