Matriz de atividade individual
Módulo: 2
Atividade: Tarefa Individual
Título: As regras contábeis são estabelecidas por princípios contábeis. Mesmo assim, existe uma diversificação de regras – as americanas, as européias e as brasileiras. Qual a dificuldade que isso agrega às empresas multinacionais?
Aluno:
Disciplina: Contabilidade Financeira
Turma: B
Introdução
O objeto da Contabilidade é o estudo do patrimônio, definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.
Logo, cabe à Contabilidade fornecer informações fidedignas e tempestivas sobre o patrimônio, e sobre o resultado da entidade aos diversos usuários da informação contábil.
Justificativa
As empresas multinacionais necessitam ter modelos comparativos para avaliação de desempenho e para aprovação da alocação de novos recursos em suas representações nos diversos países em que atua.
Em se tratando de países diferentes as regras contábeis e fiscais não são as mesmas. Portanto, há que se ter muito cuidado na comparação pura e simples de resultados apurados, uma vez que podem estar indicando medidas de desempenho diferentes.
Desenvolvimento
O impacto dos juros incorridos por financiamento de capital e do reconhecimento fiscal dos efeitos da depreciação de ativos por desgaste ou uso, o apetite do fisco de cada país sobre o lucro das empresas e as possibilidades diferenciadas de amortizações são fatores que negam uniformidade à comparação pura e simples, para fins de análises de desempenho e econômico-financeira, dos resultados obtidos pelas empresas multinacionais em diferentes países.
Para minimizar tais distorções, o índice EBITDA é adotado para representação uniforme do resultado operacional das empresas, uma vez que as variações decorrentes das regras entre diferentes