efdfrd

9759 palavras 40 páginas
MARX, karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1. 4ª ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1890.

A Mercadoria

"A mercadoria é, antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estômago ou da fantasia." (p. 41).

"A utilidade de uma coisa faz dela um valor-de-uso. ... Esse caráter da mercadoria não depende da quantidade de trabalho empregado para obter suas qualidades úteis. ...O valor-de-uso só se realiza com a utilização ou o consumo" (p. 42).

"O valor-de-troca revela-se, de início, na relação quantitativa entre valôres-de-uso de espécies diferentes, na proporção em que se trocam, relação que muda constantemente no tempo e no espaço. ... Qualquer mercadoria se troca por outras, nas mais diversas proporções, por exemplo, um quarter de trigo por x de graxa, ou por y de seda ou z de ouro etc." ( p. 43).

"... Esses produtos passam a representar apenas a força de trabalho humana, gasta em sua produção, o trabalho humano que neles se armazenou" ... Um Valor-de-uso ou um bem só possui, portanto, valor, porque nele está corporificado, materializado, trabalho humano abstrato. Como medir a grandeza do seu valor? Por meio da quantidade da "substância criadora de valor" nele contida, o trabalho" (p. 45)

"O que determina a grandeza do valor, portanto, é a quantidade de trabalho socialmente necessário ou o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor-de-uso" ( p. 46)

"A grandeza do valor de uma mercadoria varia na razão direta da quantidade, e na inversa da produtividade, do trabalho que nela se aplica. ...Generalizando: quanto maior a produtividade do trabalho, tanto menor o tempo de trabalho requerido para produzir uma mercadoria, e quanto menor a quantidade de trabalho que nela se cristaliza, tanto menor seu valor" (p. 47).

"O Produto, para se tornar mercadoria, tem de ser transferido a

Relacionados

  • efdfrd
    2552 palavras | 11 páginas