matriz bcg
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – Unifebe
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS – 4ª FASE
CHARLES GESSELE
DIEGO SILVESTRE DA SILVA
EDER HAMES
MARCOS MURILO DA SILVA
ONÉZIO FARIAS JUNIOR
DOCENTE: DARIO S. DE SOUZA.
MATRIZ BCG
1-INTRODUÇÃO.
O presente artigo tem por finalidade, apresentar a Matriz BCG como forma de analise de produtos e unidades de negócios, que possui como base o ciclo de vida do produto.
A matriz em questão, nos mostra como analisar os produtos em quadrantes, visualizando sua participação no mercado, e que investimentos deverão ser desprendidos para sua manutenção, ou se é hora de retira-lo de mercado e lançar produtos novos.
01
2- Matriz BCG.
A matriz BCG é uma matriz que serve para as analises de trabalhos já realizados de produtos e unidades de negócios possuindo como base o ciclo de vida do produto. Nasceu nos anos 70 por Bruce Henderson para uma empresa americana chamada Boston Consulting Group e seu principal objetivo é no auxilio das tomadas de decisões de gestores de venda e marketing, através da divisão entre crescimento do mercado e a participação relativa do mercado.
´´A taxa de crescimento do mercado (na vertical) vai indicar o uso de caixa para financiar capital de giro e, em alguns casos, aumento de instalações.
A taxa de crescimento é indicada no eixo começando com 0 na origem em escala comum, marcando-se a intervalos iguais 1 2 3... n. O eixo horizontal no meio da matriz separa os produtos em mercado de alto crescimento (produtos jovens) de produtos em mercado de crescimento menor (produtos maduros). A determinação desse valor varia com os mercados.
Parcela relativa de mercado é definida pelo BCG como a razão entre o valor das vendas do produto da empresa analisada e a do produto concorrente de maior venda no segmento de mercado analisado. Por exemplo, um produto X da firma analisada vendeu 3,1 milhões de reais em um mercado´´ M´´. O produto de maior venda no mercado ´´M´´ vendeu 10 milhões de