Matrix
Parábola é um artigo com uma analise religiosa do filme Matrix, produzido pelos irmãos Wachowski e teve sua estréia na páscoa do século 20 no ano d 1990, quando o mundo teve um grande avanço tecnológico, e a crença das pessoas no fim do mundo. O texto traz comparações entre personagens do filme com os da bíblia, compara também Matrix ao Jardim do Éden, no livro de Gênese, em uma das falas do Agente Smith e outras passagens bíblicas.
Thomas Anderson é um programador de sistemas solitário que tem uma dupla identidade, durante o dia ele trabalha numa corporação de software, a MetaCortex, a noite assume a identidade de Neo(um hacker). Ele esta a procura de Morpheus, e busca uma resposta O que é Matrix, até que certo dia acorda com uma mensagem em seu computador acorde Neo... A Matrix te achou, nesse momento bate a sua porta um cliente amigo que lhe entrega um dinheiro e Neo lhe da um disquete, Neo, observa DIZ: “Você já se sentiu como se não soubesse se está acordado ou se está sonhando...?”. E o amigo retruca: “Você precisa sair um pouco, cara”. Ele responde “Não posso. Preciso trabalhar amanhã. Quando a mulher que esta junto com o rapaz vira o pescoço, Neo então observa que ela tem um coelho tatuado, e acaba aceitando o convite. A partir daí Neo segue o restante da mensagem que aparece em seu computador, siga o coelho branco, fazendo uma breve associação a Alice no País das maravilhas.
Ao seguir Trinity, ele acaba conhecendo Morpheus a quem ele procurava uma espécie de líder do grupo ao qual ele ira se juntar. Ao lhe ser oferecido às pílulas, a mensagem passada é de escolha, ou seja, somos donos das nossas escolhas e das conseqüências que viram juntamente com ela. Outro fato interessante é que temos medo daquilo que criamos, ou seja, eles lutam contra maquinas que querem dominar o mundo e escravizar a raça humana, mas quem as criou são os mesmos que as querem destruir. Em nosso dia a dia, a presença de alguém para nos dizer o que