Matrix
2. O que é a realidade? Será que confundimos aparência com realidade? Estas questões são abordadas por Morfeus, após o “nascimento de Neo”, quando ambos se encontram na ilusão criada por aqueles que acreditam na verdade. Neo questiona-se se aquilo tudo é real. Morfeus pergunta então: “O que é a realidade?”.
3. O que é o ser humano? Será que nos conhecemos verdadeiramente? Será que vivemos adormecidos julgando estar acordados?
Estes problemas são refletidos quando Morfeus e Neo se encontram na ilusão caminhando por entre as pessoas adormecidas. Morfeus reflete que estas nem sabem que se encontram desligadas da realidade, julgando que se encontram acordadas, “vivendo” na ilusão.
4. Porque valores devemos orientar a nossa vida? O que é a liberdade? São os seres humanos livres?
Estas perguntas são analisadas quando Neo e o Morfeus se encontram pela primeira vez. Morfeus explica-lhe que tudo aquilo que ele conhecia era apenas uma ilusão. Ele, assim como todos os outros adormecidos, são escravos, numa prisão que não se pode ver nem sentir, “uma prisão para a mente”. Faz-lhe, assim, uma proposta: continuar a viver na ilusão (Matrix), tomando o comprido azul, ou começar a caminhar para a verdade, tomando o comprido vermelho. Deste modo, está a conceder-lhe a liberdade de escolher entre continuar a ser um escravo não podendo agir por si próprio ou poder tomar as suas próprias decisões, ser livre.
5. Qual o sentido da existência? Esta questão é colocada ao longo de todo o filme. Um dos principais momentos do filme em que se coloca a questão é quando Neo visita o Oráculo e o rapaz de trajes budistas, com a colher, lhe diz que