Matrix e o mito da caverna
Platão usa o mito para demostrar a ignorância humana, na qual alguns homens encontram-se acorrentados, incapazes de se mover ou sair dali. Estar “ acorrentado” seria uma metáfora utilizada por Platão para falar do homem que se recusa a enxergar a verdadeira realidade e se limita a viver em uma realidade ilusória. Ainda no mito um dos prisioneiros se liberta, e quando ele vê o mundo, tudo para ele era desconhecido pois ele vivia na escuridão. A luz do sol atrapalhou sua visão no principio, esta seria outra metáfora para o conhecimento, o saber para o novo, o desconhecido.
Assim como no mito da caverna, no inicio é difícil para Neo aceitar a nova realidade, ele tenta retornar para a escuridão, para a Matrix. No filme os olhos de Neo doem pois ele nunca havia usado eles de verdade, assim como no mito, os olhos do prisioneiro liberto doem com a luz do sol, pois ele nunca teve contato com a luz solar.
O homem que sai da caverna, assim como Neo tornam-se capazes de pensar sobre as coisas, começam a buscar a verdade e aceitar o novo.
Portanto o mito da caverna e o filme Matrix falam sobre personagens presos em um mundo considerado por eles real e verdadeiro, apesar de viverem em uma falsa realidade, em um mundo totalmente manipulado. E mostra que a ignorância pode nos aprisionar e impedir de conhecer a