Matrix e o mito das cavernas
3.1 Implica em que o “conheça-te a ti mesmo”?
Em latim, “nosce te ipsum”, a frase “conheça-te a ti mesmo” é empregada tanto no filme Matrix como na mitologia grega. No filme ela quer transmitir a Neo que somente ele poderá saber se é ou não aquele que irá salvar o mundo do poder da Matrix e, somente conhecendo a si mesmo saberá a resposta.
Na Grécia antiga, havia um santuário dedicado ao deus Apolo onde as pessoas iam buscar o conhecimento do presente e futuro. Lá, no portal de entrada havia escrito “conheça-te a ti mesmo” que era conhecido como o principal oráculo de Apolo. No filme Matrix, a mesma frase está na porta de entrada da casa do oráculo.
Sócrates era conhecido como um sábio e para entender o porquê disso, buscou a esse oráculo. Para ele, conhecer-se era o primeiro ponto para ter uma vida equilibrada e, a partir desse oráculo foi desenvolvida uma espécie de busca não só do auto-conhecimento, mas também do conhecimento do mundo e da verdade.
As histórias se relacionam, pois ambos acreditavam que deviam conhecer-se primeiro para, assim, conseguir desvendar os mistérios do mundo em que viviam e ajudar as outras pessoas a encontrar a realidade.
Logo, você mesmo deve se conhecer. Somente você pode saber quem realmente é e do que é capaz. No caso de Sócrates e Neo, o oráculo não tinha resposta se um era o escolhido e o outro sábio, pois a resposta estava dentro de cada um deles, e apenas eles poderiam saber.
3.2 Qual o paralelo entre Neo e Sócrates?
Ambos foram escolhidos por “espíritos” que os fizeram desconfiar daquilo que acreditavam ser real; foram consultar um oráculo e receberam a mensagem “conheça-te a ti mesmo”; a trajetória de Neo até o combate final com a Matrix que se relaciona com a obra “O mito da caverna” escrita por Sócrates. Pois as duas histórias mostram personagens que não conhecem a realidade por estar em um mundo que acreditam ser real.
Além disso, os combates de Neo e Sócrates eram