matrix SWOT
A pesquisa aqui apresentada busca discorrer de forma objetiva sobre a importância do gerenciamento de estratégias dentro das organizações. As organizações de modo geral, procuram implementá-lo em busca de uma visão abrangente e integrada, isto significa ver a organização como um todo e cada detalhe.
A análise da ferramenta SWOT foi criada para atuar na iniciativa privada e serve para a empresa identificar quais são os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Isso é colocado em uma matriz, um gráfico com dois eixos e então a empresa pode analisar estrategicamente o que deve melhorar no que deve investir para se posicionar melhor no mercado. Entretanto, as organizações estão submetidas a um processo contínuo de competição pelo mercado com os concorrentes, com os clientes na busca da melhoria das ações de prestação de serviço de excelência para a comunidade.
1 Matriz SWOT
A Matriz SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.
De acordo com o sistema Brasiliano, a matriz SWOT (FOFA) é formada por quatro células, sendo avaliadas quantitativamente, utilizando-se de dois parâmetros: Magnitude (M) e Importância (I). Magnitude (M) – Significa o tamanho ou grandeza que a variável ou evento possui perante a empresa. Caso aconteça, positiva ou negativamente, o quanto ela vai influenciar no contexto como um todo. A magnitude é ranqueada, utilizando-se uma pontuação, que varia de -3 a +3, dentro do seguinte parâmetro: +3 (alto); +2 (médio); +1 (baixo), para cada elemento positivo (força ou oportunidade) e -1 (baixo); -2(médio); -3 (alto) para cada variável negativa