estrutura etaria
A revolução médico-sanitária e o controle de natalidade provocaram uma grande transformação na estrutura etária do mundo.
Atualmente cresce o número de adultos e idosos e diminui o número de jovens.
A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.
Conhecer a estrutura etária de uma população é importante para o planejamento governamental.
Envelhecimento Populacional
É um fenômeno mundial, que diz respeito ao aumento da quantidade de pessoas idosas no mundo.
Hoje eles já somam mais de 600 milhões, em 2050 serão mais de 2 bilhões, ou seja 25% da população mundial.
• O Japão, com 22% da sua população com 65 anos ou mais, tem a maior proporção de idosos entre os grandes países.
• A China tem a maior população idosa - 106 milhões. Em seguida vêm Índia (59,6 milhões), EUA (38,7 milhões), Japão (27,5 milhões) e Rússia (19,9 milhões).
O envelhecimento populacional deve pressionar os custos de previdência e saúde, obrigando a profundos aumentos nos gastos públicos, o que pode desacelerar o crescimento econômico tanto nos países ricos quanto nos pobres.
Pirâmides Etárias
É um gráfico que representa a estrutura populacional de um país ou região. Este gráfico representa a estrutura da população por gênero e por idade.
Cada lado da pirâmide representa um gênero. Na base está a parcela da população jovem, na parte intermediária a população adulta e no topo a população idosa.
Tipos de pirâmides etárias e características:
Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.
Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflecte uma diminuição da