Matricula e a supervisão na escola
José Vieira, aluno recém chegado do Rio Grande do Norte com a família, tem 9 anos, está alfabetizado, mas não freqüentou a escola até o momento em que a mãe procurou a EMEF AML.
Analise essa situação e aponte possíveis soluções para que a matrícula de José Vieira seja realizada no ensino fundamental..
Para que a escola realmente cumpra com sua função social, não basta somente receber a matrícula de alunos que a procuram, já que são muitas as crianças e jovens que sequer o fazem.
A legislação brasileira garante, a todas as crianças e adolescentes, o direito de matrícula no sistema regular de ensino.
Garantir a matrícula a todas as crianças e jovens é essencial para o acesso à educação.
Para José Vieira que esta passando por isso, ele tem o direito de ser matriculado na escola em que sua mãe procurou, mesmo que ele não esteja freqüentando a escola ele tem o direito de ser matriculado, uma porque ele já é alfabetizado e outra porque é obrigação do Estado conceder uma vaga a ele. Se ele não fosse alfabetizado ai sim sua matricula não poderia ser realizada.
Não só o José mas qualquer criança que esteja nessa mesma situação o estado é obrigado a dar a vaga a elas.
Caso 7:
Um aluno da escola XXX, muito disciplinado e responsável não conseguiu alcançar média necessária no bimestre, na disciplina de Língua Portuguesa.
O Supervisor Escolar/Coordenador Pedagógico da escola, após analisar a situação com o professor, resolveu traçar um plano de ação conjunto.
Questão: Diante do exposto, você como supervisor dessa escola e para solucionar a situação, que ações poderiam ser apresentadas ao professor? Após a realização do plano, como deve ser realizada a avaliação das medidas pelo supervisor escolar?
Diante do exposto, e eu sendo a supervisora da escola, conversando com a Professora e sabendo que o aluno é disciplinado e responsável daria mais uma chance a ele.
Falaria para a Professora conversar com ele e pergunta o por que dele não ter atingido sua