Matlab
1.1 Informações iniciais
O Matlab (abreviatura de Matriz Laboratory - Laboratório de Matrizes) é um software de simulação matemática que realiza operações matriciais, constrói gráficos em duas ou três dimensões, auxilia no processamento de sinais, além de manipular outras funções especializadas.
Ele trabalha com uma linguagem de programação de alto nível, em um ambiente interativo, para o desenvolvimento de algoritmos, análise e visualização de dados e computação numérica. Próprio para as áreas técnica e científica, o software tem funções de tratamento numérico de alto desempenho, capazes de resolver problemas computacionais técnicos de forma mais eficiente do que as tradicionais linguagens de programação. Além do ambiente interativo, outra facilidade do Matlab é a possibilidade de execução de arquivos texto, contendo uma seqüência de instruções definidas pelo usuário. Esses arquivos texto, que têm extensão ‘. m’, podem ser criados e editados dentro ou fora do seu ambiente.
1.2 Janelas
Através de objetos gráficos denominados janelas, o usuário opera as funcionalidades do programa de forma interativa.
A janela principal do Matlabr chama-se Command Window (Janela de
Comando), onde os dados e instruções são digitados no prompt ‘>>’ pelo usuário e, após a tecla Enter ser pressionada, o programa os processa imediatamente e expõe na tela o resultado. Os comandos digitados são armazenados em um buffer de comandos, no qual se pode navegar usando as teclas seta-para-cima ‘"’ e seta-para-baixo ‘#’. Além disso, teclando-se o texto ‘str’, por exemplo, e usando-se as setas ‘"’ e ‘#’, navega-se por todos os comandos iniciados com o texto ‘str’. A tecla Esc. limpa o que estiver escrito na linha do comando.
Comandos terminados com ponto-e-vírgula não exibem as variáveis de resposta na tela.
O uso do ponto-e-vírgula é útil quando a impressão do resultado na tela não interessa, ou quando a impressão é muito extensa como, por exemplo,