Matheus
FENÔMENOS FÍSICOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES – I
DATA ENTREGA: 26/03 (Turma 13), 28/03 (Turmas 11 e 12)
- Atividade em dupla; (Não será aceito individual)
- Atividade deverá ser entregue no formato Word e com RESOLUÇÃO manual a caneta (Imprimir às pg 9, 10 e 11);
- Acrescentar capa no formato Word contendo nome e RA aluno, turma, nome disciplina e professor; (Na ausência destas informações seu trabalho não será corrigido)
- Entrega após a data não será recebida.
Profa Luciano P. Rodrigues
ENGENHARIA
ESTUDO DA MATÉRIA
1 DEFINIÇÕES
Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa. Nem tudo que existe no universo e matéria. Por exemplo, o calor e luz são formas de energia. A energia é um ente que se mede em função de sua capacidade em realizar trabalho. Entende-se por trabalho o movimento do corpo contra uma força que se opõe a este movimento. Existem várias modalidades de energia: • Energia cinética, associada ao movimento. • Energia potencial, armazenada num objeto em função de sua posição em relação a um referencial. • Energia luminosa, elétrica, etc. As várias modalidades de energia podem converter-se umas nas outras, no entanto, a energia total do sistema permanece sempre constante. Os estudos realizados por Einstein levaram-no a concluir que matéria e energia estão intimamente relacionadas. Através da expressão E = m . c2 onde E e energia, m é massa e c a velocidade da luz, matéria pode ser convertida em energia e vice-versa.
2 COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA
A matéria é constituída de partículas extremamente pequenas, que chamamos átomos. A idéia de que a matéria é formada de átomos surgiu com os filósofos gregos por volta de 450 a.C. Segundo os filósofos gregos, a matéria não poderia ser subdividida indefinidamente, ou seja, deveria ser formada por partículas extremamente pequenas e indivisíveis.
2.1 Estados