Matheus
A TERCEIRIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊ NCIAS NO DIREITO DO TRABALHO
Matheus Salgueiro, Uruguaiana
08 de Maio de 2015
Sumário
Sumário...............................................................................................................2
Introdução...........................................................................................................3
Desenvolvimento................................................................................................4
Conclusão...........................................................................................................6
Introdução
A terceirização é um fenômeno jurídico e econômico. Sendo uma realidade, seu crescimento constante traz repercussões no mundo juridico, além de impor modificações nas atuais formas de gestão empresarial.
Esta monografia pretende expor, ainda que de forma sucinta, o surgimento deste fenômeno dentro de uma perspectiva econômico-social, e, também suas repercussões, e, em especial, como o Direito do Trabalho vem tratando este tema.
A abordagem aqui tratada explorar a origem, os tipos de terceirização e as consequências jurídicas sob o enfoque do Direito do Trabalho.
Desenvolvimento
A origem - antes de adentrar na origem da terceirização é importante mencionar o ambiente econômico que a precedeu. No inicio do século XX a industrialização tomava ares de ampliação constante, com isso as indústrias e o comércio procuravam novas formas de se organizar, inclusive quanto aos aspectos produtivos. É desta época as escolas de administração denominadas Escola Clássica e Escola Cientifica da Administração preconizadas por Taylor e Fayol, ainda, o Fordismo, de Henry Ford, na indústria automobilística. Sendo engenheiros, a forma com visualizavam a organização econômica da empresa acabava por refletir essa formação. Então, as empresas eram organizadas internamente com a